sexta-feira

tudo a seu tempo

diversas vezes oiço as pessoas a opinar sobre vida alheia -em relação aos filhos dos outros então .....
Eu não tenho pressa que os meus filhos crescem-há tempo para tudo e eles chegam lá mais cedo ou mais tarde mas chegam -isto não é um concurso  e a única meta que quero que eles atingem é  serem felizes.
O João sempre foi um viciado na chucha -mesmo -se pudesse passava o dia todo com ela-apesar de no infantário só a usar para dormir-a minha preocupação eram os dentes  não começarem a  deformar.
Durante as primeiras semanas de  férias  era chucha para tudo  e quando o apanhava distraído tirava-a da vista e a coisa foi correndo -primeiro uma manhã, depois o dia todo e por fim tentei a noite-que é sem duvida  a parte mais difícil - com algumas tentativas suaves-sem gritos -a coisa deu-se e até bastante bem -há noites em que tem saudades e diz-me" vá procurar a minha chucha -já viste debaixo da cama? e do sofá? se encontrares tá bem  senão paciência " e eu vou ....e é sempre paciência lol
Só demonstra que as coisas podem ser feitas sem stress nenhum-na altura certa ...se é aos 2, 3ou 4  eles é que nos mostram quando estão preparados...para quê a pressa? deixem-nos ser crianças o tempo certo de o serem-que adultos serão o resto da vida.

2 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

A chucha é algo que normalmente os adultos dão para compensar a falta do que realmente a criança precisa... é feio muito feio depois querer tirá-la à bruta!
Concordo contigo... com calma tudo se consegue!!

;)

Por aqui o meu nunca usou chucha eu esquecia-me de lha dar e ele não a sabia usar, aos 5 meses nem a segurava na boca que caia logo. Mas apegou-se a um boneco que leva para todo o lado.... felizmente ultimamente é só de noite para dormir!!! Acredito que antes dos 18 anos há-de perder esse "vicio"!!

Carina M disse...

Pois o meus vai a caminho dos 3 anos e para já ainda não pensei em tirá-la, a seu tempo.
Bjs