segunda-feira

tão bem escrito por ele

SENHORAS E SENHORES: O PRODUTO MAIS DIABÓLICO DA HUMANIDADE

O que mais dói não é – desengana-te – a infelicidade. A infelicidade dói. Magoa. Martiriza. É intensa; faz gritar, sofrer, saltar, chorar. Mas a infelicidade não é o que mais dói. A infelicidade é infeliz – mas não é o que mais dói.

O que mais dói é a subfelicidade. A felicidade mais ou menos, a felicidade que não se faz felicidade, que fica sempre a meio de se ser. A quase felicidade. A subfelicidade não magoa – vai magoando; a subfelicidade não martiriza – vai martirizando. Não é intensa – mas é imensa; faz gritar, sofrer, saltar, chorar – mas em silêncio, em surdina, em anonimato. Como se não fosse. Mas é: a subfelicidade é. A subfelicidade faz-te ficar refém do que tens – mas nem assim te impede de te sentires apeado do que não tens e gostarias de ter. Do que está ali, sempre ali, sempre à mão de semear – e que, mesmo assim, nunca consegues tocar. A subfelicidade é o piso -1 da felicidade. E não há elevador algum que te leve a subir de piso. Tens de ser tu a pegar nas tuas perninhas e a subir as escadas. Anda daí.

Sair da subfelicidade é um drama. Um pesadelo. Sair da subfelicidade é mais difícil do que sair da infelicidade. Para sair da infelicidade, toda a gente sabe – tu mesmo o sabes: tens de tomar medidas drásticas. Medidas radicais. Porque a infelicidade é, também ela, radical. Mas sair da subfelicidade é uma batalha interior muito mais dolorosa. Desde logo, porque não sabes se queres, mesmo, sair da subfelicidade. Porque é na subfelicidade que consegues ter a certeza de que evitas a desilusão – terás, no máximo, a subdesilusão; porque é na subfelicidade que consegues ter a certeza de que evitas a perda – terás, no máximo, a subperda. Estás a ficar perdido com o que te digo?

A subfelicidade é o produto mais diabólico que a humanidade criou. Formatado pela consciência, o homem assimilou um conceito que, na verdade, não existe: o da felicidade segura. Espero que estejas bem seguro nessa cadeira quando leres o que aí vem no próximo parágrafo.

A felicidade segura não existe. A felicidade segura é segura, sim – mas não é felicidade. A felicidade pacífica é pacífica, sim – mas não é felicidade. A felicidade, quando é felicidade, assolapa, euforiza, arrebata. E não deixa respirar, e não deixa sequer pensar. A felicidade, quando é felicidade, é só felicidade. E tudo o que existe, quando existe felicidade, é a felicidade. Só ela e tu. Ela em ti. Ela em todo o tu. A felicidade, para ser felicidade, não tem estratos, não tem razão. Ou é ou não é. A felicidade é animal, de facto – mas é ainda mais demencial. Deixa-te louco de felicidade, maluco de alegria, passado dos cornos. Só quando estás dentro da felicidade é que estás fora de ti. Liberto do corpo, da matéria, da sensação – e imerso naquela indizível comunhão. Tu e a felicidade. Já a sentiste, não?

Não há como dizer de outra maneira: se estás acomodado à subfelicidade, se tens medo de ser feliz e preferes a certeza de seres subfeliz: és um triste de todo o tamanho. A subfelicidade é uma tristeza. Uma tristeza de hábitos, de rotinas, de sorrisos – uma tristeza que inibe a surpresa, o imprevisível, a gargalhada. Uma tristeza que te faz refém do que fazes e te impede de te seres o que és. Olha em redor: a toda a volta há pessoas subfelizes, pessoas que dizem “vai-se andando”, pessoas que dizem “tem de ser”, pessoas que dizem “eu até gosto dele”, pessoas que dizem “sou feliz” com os olhos cheios de “queria ser feliz”, pessoas que dizem “é a vida”. Mas não é. A vida não é a quase felicidade. A vida não é a subfelicidade. E, se é a primeira vez que vês isso, fica entendido o que sentes. Ou subentendido, pelo menos.

--------------------------------
in "Eu Sou Deus", de Pedro Chagas Freitas
 
 
Boa semana !!!
Que todos os dias sejam dias de subir um degrau em direcção a  algo mais

sábado

Bom fim de semana

acabei de receber 9 caixas de puzzles gigantes(material daquela loja que nós sabemos ) para o ome se ir entretento a montar .
Acho que ele não vá ficar muito contente nos proximos dias:)
Já eu não vejo a hora de ter estantes novas no escritório para os meus livros serem felizes-em pulgas igual criança no natal :)

sexta-feira

o dinheiro visto por um puto de 7anos

Hoje de manhã dizia-me o Miguel-tens mesmo de ir trabalhar todos os dias?
Se te saisse o euromilhoes é que era bom!!!
E eu falei-lhe naquilo que acredito-que o dinheiro não é o mais importante...que podemos ter o dinheiro todo do mundo mas se nos faltar a tal da saude, se não nos sentirmos bem connosco , ou se as pessoas á nossa volta não estiverem bem -o dinheiro não compra nada disso.
Ao que ele me responde-eu sei tudo isso mãe -mas imagina -faziamos de conta que não tinhamos este dinheiro e usavamos para viajar e fazer um cruzeiro-e o resto usavas para fazer uma loja dentro da tua loja...enquanto as pessoas esperavam tomavam um café ou um chá e não te custava nada porque não era do teu dinheiro-era o dinheiro do euromilhões :)

Bom fim de semana !!!!

sábado

mais visitas de estudo senhores professoras

eis que na passada 5ª feira os meus dois filhos tinham uma visita de estudo agendada para logo de manhã e estavam em pulgas  e não podiam chegar atrasados -nã 4ª á noite quiseram ir dormir mais cedo para acordarem mais cedo...
Na 5ª acordaram sozinhos, vestiram-se rápido, pequeno almoço  tomado sem sequer ligarem a tv, Não tive de mandar vestir casacos, procurar óculos, não mandei calçar nem colocar mochilas-uma manhã surreal -não levantei a voz uma única vez !!!!
Uma manhã assim anormal!!!
Queridos professores dos meus filhos -uma visita de estudo assim uma vez por semana era coisa para me acalmar os nervos e evitar muitas rugas -boa!?!?

quinta-feira

e os dias em que não apetece ser mãe?

Porque isto de ser mãe é muito lindo e só coisas fantásticas e todo um mundo cor de rosa pintado de forma sonhadora-mas a realidade implica outras coisas das quais também fazem parte aqueles dias em que não me apetece nada a  responsabilidade inerente a ter 3 filhos com menos de 8anos.
Dias em que não me apetece gerir os gritos, as 352 vezes em que chamam  mãe isto, mãe aquilo, mãe ele, mãe ela ,não me apetece tropeçar nos 10252 brinquedos espalhados pela casa a cada passo que dou-pela casa toda!!!!!!
Ele é pratos, copinhos bonecos, carros , carrinhos, dinossauros , puzzles e o raio que o parta ! e a casa sempre em estado de sitio!!
Mais os gritos , as lutas, as disputas e os gritos-eu já disse os gritos????
E nestes dias em que a cabeça está a implodir  só apetece enrolar-me no sofá e disfrutar do silencio.
Há e tal mas tu é que quiseste ter filhos !!! dizem as pessoas perfeitas deste mundo
Sim quis e amo-os com todo o meu ser e acima de tudo mas isto não interessa nada para o caso.
Estou a falar de dias em que caraças ,não apetece acarretar as responsabilidades de trabalhos de casa, jantares, banhos, papeis que têm de ser lidos assinados e devolvidos no dia seguinte, cozinha, loiça, roupas,e brinquedos que jazem no chão durante meses se aqui a menina não der o grito do epiranga de que quero isto tudo arrumado já!!!!!
Porque aqui caraças falo de mim que não sou uma pessoa perfeita e tenho dias não,dias em que só amar não basta,porque caramba, eu não sou a melhor mãe do mundo mas todos os dias dou o melhor de mim para que eles tenham a melhor mãe que consigo ser e tem dias em que sou boa!!!!Também tenho dias emq eu sou uma optima mãe e por tentar sê-lo todos os dias acho que também mereço ter um ou outro dia em que não me apetece ser mãe-mas sou-o na mesma  até á hora em que finalmente consigo tê-los a todos na cama e posso finalmente disfrutar do silencio  esta bençãoq eu me acalma a cabeça acompanhada de um livro, com a certeza de que amanhã recomeça tudo outra vez e vou dar novamente o melhor de mim ...

quarta-feira

adoro o frio, sou uma mulher que gosta mesmo do inverno...mas não vivo sem sol.
Vivo bem com casacos e casacões  mas preciso de sol para me alimentar a alma.
Com sol todos os problemas ficam menores definitivamente .
Hoje está sol e a minha alma está um pouquinho mais alegre ...roupa estendida ao sol e janelas abertas para renovar energias  !Não há coisa melhor

eu...

Eu preciso de sol para viver.
Preciso de livros para "viajar"
Preciso de musica para me alegrar .
E preciso de boas pessoas do meu lado que me digam que tudo vá ficar bem !
Preciso de amigos que me façam rir.
Preciso estar bem para também fazer os outros felizes...
Há dias em que o nevoeiro se abate sobre mim  mas eu sou teimosa e procuro um raio do sol no meio de tanta nuvem !
Um raio de sol a cada dia ....um dia de cada vez!
E tudo ficará bem !!!
Bom dia !

quinta-feira

a vida anda seguindo o seu caminho e fazendo-nos sorrir nas entrelinhas depois de um susto ou outro em que percebemos a fragilidade de cá estarmos ....um dia de cada vez é o meu lema sem duvida!
E depois deparamo-nos com pessoas mais doidas que nós e respiramos de alivio porque afinal nada está perdido!
Hoje foi um bocadinho assim!
Tive de acompanhar o meu padrinho ao hospital de ambulancia  a segunda vez nesta semana -e hoje deparo-me com um bombeiro que conheci em tempos-há mais de 13 anos que não o via e na curta viagem  até ao hospital fiquei a saber a vida toda dele, quantos anos esteve casado, porque se divorciou, quantos "amigos" a mulher teve e até a doença que ele tem que o está a fazer perder dentes-surreal é o termo!
A sério !!!!

domingo



tenho 3 razões para lá de especiais para sorrir um bocadinho todos os dias ...e vou agarrar-me a elas com unhas e dentes -um dia de cada vez!!
Porque dormir tem sido  sido aos solavancos e a acordar mil vezes por noite-ás 6.30 da manhã tinha um bolinho de chocolate no forno e casa a cheirar maravilhosamente .
Que todos os dias tenhamos  o suficiente para sorrir  -um bocadinho todos os dias.
Um bom domingo!!!!

sábado

...

O ano começou bem ... em familia , com saude  e tenho pelo menos 300 motivos para agradecer todos os dias tudo o que tenho!
Mas sinto-me angustiada, sinto que me falta qualquer coisa....e os meus olhos neste momento não brilham...e quando falta o brilho nos olhos é porque me falta o brilho na alma ....
Explicar não sei, motivos não tenho....é uma fase....acredito que seja tão somente e só uma fase....

sexta-feira

Mae ja tomei a minha decisão:vou guardar todo o dinheiro que me derem para quando for grande ir para a universidade .
by miguel
Tenho um filho que aos 5 anos chora desalmadamente .... porquê joao?
Tu chamaste-me criança ...eu nao quero ser criança quero ser um adolescente!
Really?
hoje de manhã...
Miguel a chorar -mãe a Carolina deu-me uma bolacha no olho...
João (quem mais)-olha pegasses na bolacha e metesses na boca assim não precisavas de pequeno almoço.
A sério parti-me a rir!!!!

sábado

bom dia



isto tudo ás 9h da manhã ...que uma mãe tem de trabalhar-mas tb tem de aproveitar ...
Bom fim de semana !

quinta-feira

deles

O Miguel que é um menino fantástico mas muito pouco dado a beijos e abraços-passou o primeiro dia do ano  a arranjar oportunidades para se enroscar em mim e eu aproveitei todas e cada uma delas claro!!!ganhei o ano !
O joão que é o meu eterno palhacinho  e só marcando todas as que ele diz -ontem  diz-me assim "mãe , mãe mãe"
O que é Joãooooo?
" é só para saberes que eu gosto de ti mais do que aquilo que tu pensas" fartei-me de rir e voltei a ganhar o ano !

A minha mai nova -está uma tagarela, uma mandona ,uma chata e uma ciumenta  e depois delicia-me com beijos gostosos  e diz"goto muito de ti" e eu derreto-me e volto a ganhar o ano!
Um bom ano a todos!!!!

terça-feira

marcas do que se foi..sonhos que vamos ter...



Eu não gosto muito deste dia, deste compasso de espera entre o velho e o novo-mas tenho a agenda novinha pronta para ser preenchida durante 365 dias ...Espero que seja um ano bom  carregadinho de boas energias-é o meu desejo para mim e todos vocês.
Que cada dia seja uma nova oportunidade para se fazer mais e melhor ...tentando ser feliz a cada dia .
Desejo que cada um consiga atingir as metas desejadas.
Sem promessas vãs , que consigamos alcançar pequenos objectivos  subindo degrau a degrau chegamos lá.
Vemo-nos para o ano :)

sexta-feira

o nosso natal

Foi feliz. comida na mesa. risos e gargalhadas.prendas. familia.
Tb houve um helicóptero perdido num telhado vizinho e eu só pensava se cai na cabeça de alguém, e  uma febre da Carolina que como veio foi.
Foi um natal tão bommmm




segunda-feira

Feliz Natal

Gosto de pessoas simples, de sorriso facil e gargalhada espontânea.
Gosto de pessoas que cativam e deixam-se cativar.
Gosto de pessoas que se riem de si mesmos e sem holofotes estendam a mão aos outros.
Gosto de pessoas que sabem que um abraço vale mais que mil palavras.
Gosto de pessoas que não precisam chegar ao natal para saberem que solidariedade ,respeito ,sorrisos e afetos são valores incalculáveis que se dão o ano todo.
E ainda tenho a sorte de conhecer algumas pessoas assim...
Obrigada!!!!


Coragem, coração aberto ,sorrisos e vontade de fazer mais -são ingredientes fundamentais para se ir mais além .
Tenham Um natal feliz e que a palavra para 2014 seja "Otimismo"
Tudo de bom !!!!

domingo

hoje estou de ressaca mas com o coração cheio-há lá coisa melhor que festejar o aniversário do ome no meio de amigos -conseguindo surpreende-lo até as pessoas começarem a entrar pela porta dentro!
Rir muito muito e ficar com o coração cheio-podemos passar meses e meses sem ver as pessoas mas o essencial está lá.
Isto é tão bom!!!!!

sexta-feira

por aqui ouve-se musica de natal enquanto se trabalha :))))